Redes sociais para iniciantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
5/5

A presença nas redes sociais já não é novidade entre as empresas. As marcas tem se tornado mais horizontais e próximas do público.

Por onde começar? Como me relacionar com a minha agência ou produtor de conteúdos? Em qual rede social devo estar presente?

Estas são dúvidas bastante comuns de quem esta dando os primeiros como empresa nas redes sociais. Para jogar luz sob o assunto criamos tópicos básicos, mas de extrema importancia para o sucesso da sua marca.


GLOSSÁRIO

É importante que você conheça algumas palavas e expressões básicas. Isso pode te auxiliar no momento das pesquisas no Google e deixará tudo mais claro caso você contrate uma empresa especializada para cuidar das suas redes.

Engajamento: O engajamento em redes sociais refere-se ao grau de envolvimento social do seguidor, podemos de”nir como “Like” ou “Comentário” em um post.

Feed: São posts que aparecem na página inicial da seu per”l em qualquer rede social.

Conversão: Similar ao CTR (click to rate). De”ne quantas vezes o seu anuncio foi clicado e convertido em venda, cadastro ou seguidor dependendo da sua estratégia.

Hashtag: São palavras-chave associadas a uma informação. Exemplo, #design.

Algoritimo: É instrução que defíne um conjunto de regras sobre como as tarefas de uma determinada aplicação deve ser executada. Exemplo, o Instagram colocara em seu resultado de pesquisas posts com o maior número de likes.

Printar: Essa expressão é bastante usada entre os programadores, signi”ca basicamente “aparecer”. Exemplo; Printamos no feed dos nossos seguidores.

Trending topics: Um trending topic é o assunto mais popular em um período limitado de tempo. Os trending topics são determinados pelos algoritmos.

Nó cromático: É o espectro de cores que sera trabalhado dentro do padrão do seu perfíl.


PERGUNTE. E DEPOIS PERGUNTE MAIS…

No primeiro momento queremos levar as nossas empresas para as redes sociais porque elas estão em alta. Normalmente caminhamos cegamente para um caminho repleto de frustrações quando não há um planejamento para seguir. Pergunte a si mesmo: Por qual real motivo quero criar um perfíl no Facebook da minha empresa? Qual é o retorno que espero alcançar? Meus concorrentes possuem perfís nas redes sociais? Como seria uma rede social ideal para divulgar os meus produtos?

Crie mais perguntas em uma caderneta, tire alguns dias pensando sobre o assunto. Separe as perguntas mais coerentes. Seja honesto consigo mesmo. Fale com um profissional sobre as suas dúvidas. A pergunta certa abre um leque de oportunidades.

Tempo e dinheiro

A primeira coisa que precisamos de entender é que o trabalho em redes sociais para marcas pequenas e médias requer tempo e investimento. Não caia na falacea “Vamos postar, e isso vai ser um sucesso!”. Se você não perceber isso como uma ferramenta dentro da sua empresa, é melhor não começar.

Trace uma estratégia

Desenvolver um perfil profissional em qualquer rede social sem planejamento. É suicidio para marca.
Imagine a seguinte situação: “Um homem entra em um táxi. O motorista pergunta: – Para onde vamos? / O homem responde: – Não sei bem! Me leve para qualquer lugar, pode ser para o estadio ou o aeroporto.”

É preciso ter uma direção. “Vou para o aeroporto. Por favor tome o caminho mais seguro.”

Respeite a sua estratégia

Imagine o mesmo home do tópico anterior indo para o aeroporto. O motorista do táxi recomenda que ele siga para a estadio onde esta acontecendo uma importante partida.

O público vai te bater

Com a exposição, em virtude do anonimato o público será encorajado a falar coisas sobre a sua empresa e funcionários que não falariam cara-a-cara. E isso é otimo. É uma oportunidade irresistivel para realizar uma autocritica e entender os gargalos que o impedem de crescer. A única pessoa que pode dizer com clareza o motivo de não consumir os seus produtos é o próprio cliente.

Podemos dizer que se você não tem, vai precisar de iniciar um relacionamento com o cliente.

O público vai te defender

Um trabalho bem planejado pode alcançar defensores da marca. O famoso boca-a-boca, agora é digital. Quando falamos de influencers, imaginamos alguem famoso e com milhões de seguidores. Obviamente estes possuem maior poder de percepção. Mas qualquer pessoa que interage com a sua marca é um influenciador em potencial e pode se tornar um defensor da sua empresa na internet.

BOAS PRÁTICAS

Evite travar o feed. O que é isso? Muitas vezes o usuário entra em bloqueio criativo na expectativa de criar o post perfeito que trará muitos seguidores e um engajamento milagroso (ler mais sobre engajamento). Isso atrasa a produção/publicação do conteúdo, provoca frustrações e gera produção de material de emergência. Desta forma o feed “ca mal estruturado e a agenda atrasada, prejudicando a visibilidade da marca na rede.

Lembre-se o volume de material publicado é alto. Então sempre haverá possibilidade de entrar com o conteúdo da maneira que você deseja, porém é necessário enviar um brie”ng com antecedência. Assim a agência consegue executar o trabalho, dentro das diretrizes corretas e com elementos de referencia para a sua marca.

Seja original. Cópia excessiva de conteúdo/layouts de concorrentes não é bechmarking (ler conteúdo sobre benchmarking). Se você deseja que a sua marca crie a”nidade com o seu público é necessário que ela tenha uma identidade e linguagem própria, quando copiamos os padrões de outros per”s, por “m acabamos atribuindo a uma marca os elementos que remetem a sua concorrente.

Confie na sua estratégia. Nada é feito por acaso, cada cor, forma e imagem são escolhidos por um determinado motivo. Todas as hashtags são estudadas antes de serem postadas. Além de estar de olho no funcionamento dos algoritmos a agência realiza o trabalho para diversos per”s e marcas e vivência dezenas de experiências diárias com as redes sociais e conteúdos.

Olho no cronograma. Todo cliente possui um dia e horário na agenda da agência. Informe-se sobre quando é fechada a sua agenda de posts e antecipe aquele conteúdo especial que você deseja.

Diversifique. Toda rede social possuí variações dentro do sistema de postagem. Certamente a sua agência estará atenta a isso. Então tente diversi”car os formatos .gifs, stories, feed, etc.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
On Key

Conteúdo relacionado